Secretaria lança Prêmio de Jornalismo Rui Bianchi

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo abre inscrições, de 22 de setembro a 22 de outubro, para o Prêmio de Jornalismo Rui Bianchi. Trata-se de um reconhecimento público a matérias publicadas por estudantes universitário do curso de Jornalismo, de todo o Brasil, e que a abordagem principal seja o universo das pessoas com deficiência.

Os meios de comunicação de massa exercem papel fundamental para que as pessoas com deficiência sejam percebidas, em suas diferentes dimensões sociais e políticas. Dessa forma, a Secretaria busca dar visibilidade aos trabalhos de alunos de cursos de Jornalismo, publicados nos meios de comunicação interna das universidades.

Além disso, provocar reflexão sobre o papel dos jornalistas na construção de uma sociedade mais inclusiva, sobre o efeito que suas matérias e a importância que elas possam ter na maneira como a sociedade percebe e se relaciona com as pessoas com deficiência são também objetivos do Prêmio, que busca estimular os futuros profissionais a abordarem com mais frequência as questões relativas às pessoas com deficiência.

Somente serão avaliadas matérias que comprovadamente tenham sido veiculadas entre 1º de janeiro de 2015 a 22 de outubro de 2015 em jornais, revistas, sítios na internet, programas radiofônicos e/ou televisivos de responsabilidade das faculdades de comunicação social nas quais estejam matriculados os autores inscritos. Serão quatro categorias: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Webjornalismo e Radiojornalismo.

Quem Foi Rui Bianchi?
Rui Bianchi do Nascimento (1949-2001) foi um  ativista do movimento social das pessoas com deficiência. Seu maior desejo era ampliar o acesso das pessoas com deficiência a informações sobre seus direitos civis e humanos. Rui Bianchi era mestre em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), autor da dissertação “Visão parcial da deficiência na imprensa: Revista Veja (1981-1999)”.

A coordenadora do Memorial da Inclusão, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Elza Ambrosio, é sua viúva e dá continuidade ao trabalho dele.

Regulamento e mais informações:

PRÊMIO DE JORNALISMO RUI BIANCHI
Data de Inscrições: 22 de setembro a 22 de outubro de 2015
Cerimônia de Premiação: 10 de dezembro de 2015.
Inscrições: http://premiodejornalismo.sedpcd.sp.gov.br
Telefone: (11) 5212-3727

Cadastre-se

Cadastre-se para receber via e-mail, boletins informativos do Centro Rui Bianchi e novidades acerca das documentações disponiveís no website. É fácil e simples.

Quero me Cadastrar